Slide

QUE DIA É HOJE???

ASSISTA OS NOSSOS VÍDEOS

quinta-feira, 18 de março de 2010

GRUPO DE TEATRO DO PRANTO AO RISO - 10 ANOS


No dia 22 de setembro de 2000, nascia para a Cidade de Ilhéus e região, um grupo de teatro muito diferente dos outros que já existiram. Onde se preocuparia mais com o cidadão do que outras particularidades das pessoas, por isso nós começamos o nosso trabalho com alunos da Rede Publica e particular do nosso município. Por isso vai aqui mais uma vez os nossos sinceros agradecimentos a todos os Diretores que liberaram ou liberam alguns minutinhos para que pudessemos dar aqueles avisos, aos professores que deixavam "atrapalhar" as aulas, mas também, temos de agradecer aqueles que as vezes nos barravam e nós tinham que ir embora sem dizer nada, esses nos encentivavam a ir nos outros com muito mais força de vontade. E de um modo especial a todos os alunos que atendiam o nosso convite, E acima de tudo a Deus, que a cada momento de desiluzão, nos dava forças para continuarmos a nossa luta.

Mais vamos falar um pouquinho sobre esses dez anos: Engana-se, quem pensa que o Grupo só existe durante este período, na realidade antes tivemos três maravilhosos nomes para em 2000 colocarmos o nome que nos acompanha até hoje: Grupo Teatral Sangria; Grupo de Teatro Comédia da Arte e Grupo Teatral Apocalypse; somados todos dá mais ou menos uns treze anos. Mas o que nos importa mesmo é deixar aqui registrado como tudo começou, E aí temos de agradecer a todos aqueles que nos acompanharam e nos apoiaram lá no início: Por exemplo o antigo presidente da Casa dos Artístas e empresário Bruno Shusmara que na época nos cedeu o espaço e ao atual presidente da casa Romualdo Lisboa. Agradecer a todos os Atores que confiaram e continuam confiando no nosso trabalho e como já salientei antes, acima de todos a Deus Criador. Obrigado a todos!


Paulo Costa

Diretor.

quinta-feira, 11 de março de 2010

PREPARAÇÃO DO ATOR - Segundo Stanislavski



Em um dos capítulos do seu livro a preparação do ator, Stanislavski
classifica atuação e as várias formas que um ator pode interpretar.
Para darmos início ele declara que viver
um papel é ser coerente,lógico,sentir e agir de acordo com o papel
proposto. O objetivo principal é criar uma vida interior do espírito
humano e ao mesmo tempo dar expressão em forma de arte.Para chegar a esse objetivo alguns passos tem que ser dados pelo ator:
1) Planejar o papel conscientemente: Estudar tudo o que acontece na vida da personagem (onde ele vive, pensa, o contexto de sua época, etc.)
2) Atuar com veracidade: Agir de acordo como foi estudado.
Existem outras formas incorretas que segundo o autor um ator pode interpretar:
1) Atuação forçada: São momentos isolados de atuação.Segundo Stanislavski acontecem "Grandes vôos".
2) A arte da representação:
Pode ser confundido com a verdadeira representação. O que acontece é
que um ator consegue viver um papel, mas logo se torna uma fase
inicial. Quem está atuando repete a mesma atuação inúmeras vezes
tornando assim uma cópia do real.
3)Atuação mecânica: Não há lugar para processos naturais e vivos. Quem atua desse modo se baseia em clichês e emoções falsas.
4)Atuação exagerada: Muito
parecida com a mecânica. A grande diferença se identifica que na
mecânica se usa estereótipos elaborados, feitos. Já na exagerada essas
convenções são usadas a esmo, sem nenhum critério.
5) Exploração da arte: Talvez a pior delas. Quem se utiliza disso usa apenas para o próprio benefício e nunca para o bem da arte.
Para se atuar verdadeiramente alguns passos são dados pelo autor:
* Evitar as maneiras incorretas e estudar os fundamentos para viver o papel.
*Não repetir o erro.
*Nunca representar algo que não sentiu intimamente ou que não interessa.

Pesquisa no SITE: http://pt.shvoong.com/humanities/203394-prepara%C3%A7%C3%A3o-ator/

quarta-feira, 10 de março de 2010

A EXPRESSÃO QUEBRE A PERNA

A origem da expressão "quebre a perna" (break a leg) não é totalmente certa.
Alguns falam que a origem vem do 1865, quando John Wilkes Booth, o assassino do presidente Lincoln, que era ator, na tentativa de matar o presidente Lincoln durante uma peça, pulando quebrou uma perna.
Outra versão é que o significado esteja ligado ao sentido de "perna" (leg), que se refere à parte lateral do palco onde ficam as cortinas.
Nesse sentido, o significado é a expectativa que os aplausos do público sejam tantos e tão fragorosos que levem o teatro abaixo.
Mas a origem na minha opinião mais provavel e sempre ligada ao significado de "leg" (que é exatamente a corda que levanta e baixa as cortinas) é que as cortinas sejam levantadas e abaixadas tantas vezes para os atores receberem os aplausos, que a corda (leg) acabe se quebrando.

MERDA AO INVÉS DE SORTE

A Origem da Expressão "Merda" no Teatro

A origem da expressão “merda” do teatro
Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
Esta expressão que pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações tem origem francesa.
Mas antes de contar como surgiu esta expressão, torna-se necessário falar um pouco destes desavergonhados, que não tem medo de colocar uma roupa feia ou pintar a cara, que não tem preconceito em expor um papel interpretando outro sexo ou até mesmo, mostrar um outro lado que existe em algumas pessoas, mas que estas têm vergonha de assumir por conta de uma sociedade ainda preconceituosa.
O ator interpreta no palco aquilo que nós queremos fazer na vida, mas temos vergonha. O que no dia a dia é um absurdo, no palco é natural, cômico. Atuar é a arte de viver em um mundo onde tudo pode.
A expressão “merda” usada no teatro surgiu na França. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.
Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.
Portanto, merda a todos.